sexta-feira, 24 de julho de 2009

LIXO ENVIADO AO BRASIL PELA INGLATERRA SERÁ INVESTIGADO

Inglaterra manda lixo doméstico para Brasil, sob fachada de material reciclável

Na ultima quinta-feira foram encontrados contêineres com lixo doméstico no Porto de Santos, São Paulo.

Segundo autoridades o material começou a chegar ao Brasil em novembro do ano passado, descritos como material para reciclagem.

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, seis empresas envolvidas na importação e encarregados serão autuados por crime ambiental e multados em R$ 2,5 milhões.

A agência ambiental britãnica informou, quinta-feira, que três pessoas foram presas e que vão investigar os contêineres quando retornarem ao país. Informaram ainda, que estão em contato com as transportadoras para enviarem o material de volta para a Inglaterra.

O ministro Carlos Minc, em nota no site do ministério disse, "como é possível países que dizem fazer de tudo para defender o meio ambiente, com tecnologia, dinheiro e meios para fazer isso, mandem aos países pobres e em desenvolvimento, seu lixo doméstico, químico e industrial para serem queimados e enterrados?".

O presidente Lula criticou o envio do lixo e cobrou uma investigação.

O ministro do Meio Ambiente pedirá ainda essa semana uma investigação, e disse ainda, que vai acionar a Comissão Interministerial de Combate a Crimes Ambientais, composta pelos ministérios do Meio Ambiente, da Justiça, a Polícia Federal e a Força Nacional, para que aumente também a fiscalização nos portos brasileiros, impedindo a repetição desse tipo de crime.