quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Projeto de lei que poderá tornar o PL obrigatório é tema de discussão

Empresários e trabalhadores estão aguardam a decisão do poder Executivo
 A participação dos lucros poderá ser obrigatória nas empresas brasileiras. O projeto foi discutido no dia 28 de janeiro no CCBB(sede provisória do governo), pelo ministro Luiz Dulci, da Secretaria Geral da Presidência da República.
O projeto de lei, elaborado pelo ministério da justiça obriga o repasse de no mínimo 5% do lucro para os trabalhadores. A lei prevê que a empresa que não se adequar a nova regra terá aumento na alíquota do imposto de renda.
A população brasileira está dividida, para alguns empresários tornar obrigatório o que já existe através de acordo com sindicatos será complicado, pois impor a porcentagem sem saber o que a empresa faturou durante o ano trará dificuldades financeiras para a empresa, o que poderá acarretar em futuros cortes no quadro funcional.
Segundo empresário M.S.C. da região de Belo Horizonte, é um absurdo obrigar as empresas a repassarem essa quantia. “Os impostos já são altos, repassar 5% seria como se estivessem nos obrigando a contratar mais um funcionário”, disse M.S.C.
Já para os trabalhadores, a medida só fará valer o que lhes é de direito de maneira legal.
Segundo informações, a intenção do poder Executivo é enviar o projeto de lei para o Congresso Nacional até março desde ano.


Fonte: Sinfer.org.br

M.S.C. = Nome fictício, empresário não quis se identificar
Imagem: Ariane Faria