domingo, 28 de fevereiro de 2010

FERIADO COM MUITAS OPÇÕES PARA QUEM NÃO CAIU NA FOLIA

Família, cerveja, amigos e trabalho. Muitas pessoas não foram pular carnaval este ano

Longe da folia e dos trios elétricos, os bares, restaurantes, cinemas, shoppings, e até mesmo parques ecológicos da região metropolitana de Belo Horizonte formaram um cenário diferente para quem queria curtir o feriado.
Cerveja gelada na mesa uma roda de amigos e familiares, e uma porção de carne bem temperada. O almoxarife, Sidnei Cezar Simões, 31 anos, foi para o interior. “Preferi refrescar a cabeça na roça, junto com meus familiares numa comunidade próxima chamada Córrego do Soldado, em Itaúna. Fizemos churrasco e pela manhã nada melhor que aquela legítima broa de fubá mineira”, contou.
Em algumas regiões da cidade, boates e bares apostaram na mistura de música eletrônica e rock. O parque ecológico Vale Verde, localizado na região metropolitana de Belo Horizonte, também apostou em misturar o verde com as marchinhas de carnaval.
Já o pintor eletrostático, Leonardo Oliveira, 25 anos, foi para a cidade de Esmeraldas, passar o feriado com familiares num sítio, longe da agitação. “Fizemos um retiro espiritual, para além de ficar perto da família e também mais próximo da presença de Deus”, disse Leonardo.
Outra opção foi a mostra “Passou Batido”, no Cine Humberto Mauro, que reuniu longas com o documentário Loki, sobre o ex-Mutante Arnaldo Baptista.
Entre as opções outros, com a gerente de varejo Natália Renata Barbosa, 22 anos, o feriado foi diferente. “Trabalhei durante todo o feriado, não tive tempo nem para tomar um sorvete”, brincou. Segundo ela, mesmo com o carnaval houve procura no estabelecimento. “Parece que muitas pessoas desistiram de viajar nesse feriado”, disse a gerente.
Polícia Rodoviária Federal, ainda não divulgou o número de veículos que trafegaram nas estradas durante o carnaval.

Fontes: Natalia Barbosa, Comerciante
            Sidnei Cezar, Almoxarife
            Leonerdo Vieira, Pintor Eletrostático
            Site Polícia Federal
Imagem: Site diagaossa
Publicado no Jornal Edição do Brasil - Edição n° 1403

CALOR TEM INCOMODADO A GRANDE BH

Fenômeno El Niño pode ser o responsável pelo aumento da temperatura na região de Minas Gerais

Céu claro, sol forte e pouca chuva. Está é a previsão para região metropolitana de Belo Horizonte. Desde o início do ano as temperaturas estão acima da média, segundo informações do TempoClima da Puc Minas. “O aumento da temperatura é consequência do fenômeno El Nino. Ele que afeta muito a região de Minas Gerais nesta estação do ano”, disse o climatologista Adelmo Correia.
O calor tem incomodado nos últimos dias e aumentado o número de consultas médicas, Os principais problemas são as viroses, o mal estar, a pressão baixa, a dor de cabeça, as infecções intestinais e problemas respiratórios devido à baixa umidade do ar.
O motoboy, Reinaldo dos Santos de 32 anos, trabalha na região oeste de Belo Horizonte, de 10 à 12 horas diárias, e a maior parte das “corridas” ficam entre 11 da manhã e 15 horas da tarde, quando o sol está à pino. Mesmo usando filtro solar Reinaldo sentiu a diferença na cor de sua pele. “Às vezes chego em casa com rosto e braços queimados, além da sensação de mal estar”, contou.
Segundo o clínico geral Warley Richard, a alta na temperatura pode causar diversos problemas para a saúde. “Quando há sensação de calor, as pessoas ficam mais agitadas, e até mesmo irritadas. E quem faz uso de bebidas alcoólicas ingerem mais. O ideal, além de beber muita água, é fazer uma alimentação leve e de fácil digestão. As frutas, cereais, e carnes magras são uma ótima opção. A alimentação não pode ser por extinto, as pessoas devem ser conscientes na hora de escolher o que comer”, afirmou o médico.
A temperatura pode cair na segunda quinzena de fevereiro. De acordo com os dados informados pelo TempoClima uma massa de ar frio se aproximará do estado de Minas Gerais provocando queda na temperatura e aumento na umidade do ar. Deixando o clima mais agradável em Belo Horizonte.

Fonte: Clinico Geral Warley Richard
          Climatologista Adelmo Correia
          Motoboy Reinaldo dos Santos
Imagem: fotosearch