sábado, 18 de julho de 2009

Rondônia veta licença para queimadas no estado

O comitê decidiu que o fogo será autorizado somente em casos excepcionais

A região do estado de Rondônia entrou na época considerada mais seca do ano, e com as queimadas o período fica mais preocupante para a saúde da população. De acordo com o Comitê Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais de Rondônia, nenhum órgão emitirá licença de queimada, a não ser em casos excepcionais. O veto foi decidido na ultima quinta-feira, 16 de julho.

É comum o uso do fogo na região da Amazônia, devido o grande uso da agricultura, como fonte de renda para mais da metade da população. O comitê é formado pela Defesa Civil e tem o apoio de mais 28 instituições ligadas a proteção do meio ambiente. Segundo o IBAMA, o objetivo é cumprir o decreto estadual que dispõe medidas de monitoramento, prevenção, educação ambiental e combate à incêndios florestais. De acordo com a Defesa Civil, o desrespeito a determinação está sujeito à multas, perda de créditos de financiamentos, processos criminais com possibilidade à prisão e será obrigado a reparar o dano ambiental.Mato Grosso No estado do Mato Grosso, começou também está semana, a proibição das queimadas, a proibição irá até 15 de setembro, e pode ser prorrogada até quando as condições climáticas exigirem. A pena para as queimadas no período de proibição pode variar de R$ 1.000,00 a R$ 1.500,00 por hectare, além de prisão e estar sujeito a responder criminalmente. Segundo a lei federal a pena para esses casos variam de 1 à 4 anos.

terça-feira, 14 de julho de 2009

Competência X Influência X “P S”

Empresas que possuem um quadro de colaboradores fora do padrão exigido pelo novo modelo de mercado, desapareceram dentro de 5 anos. Atualmente existem 3 principais tipos de colaboradores dentro das empresas: 1 – O competente: Realiza todas as funções com agilidade e praticidade, sempre tem algo que diz que pode ser feito melhor, é o possuidor das idéias, e está disposto ajudar a todos dentro do possível. Mas tem um defeito, às vezes vive em função da empresa. 2 – O influente: Vive do que fez no passado, quando era um colaborador competente, e hoje usa o que fez para se manter. É inseguro e quando tem algum superior por perto agiliza todo o trabalho.
3 – O “P S”(Puxa Saco): Tenta realizar suas obrigações, mas saber o que seu superior está fazendo é mais importante. Tem dúvidas, mas se preocupa mais em “puxar saco”, do que aprender. Uma das características do típico “P S” é falar demais e achar que é super amigo do “chefe”. Eles sempre têm algo para te contar sobre alguma coisa ou alguém. Às vezes fazem o papel do “jornalzinho institucional particular”, que não tem nada de institucional e intrigas e fofocas, mas sempre com um interesse por trás, tudo isso para ganhar a confiança do superior e garantir a permanência na empresa, mas com restrições até o dia que o superior permanecer na empresa, ou se ele for rápido já pode ganhar a confiança do novo superior, isso se ele gostar de um “P S”. é extremamente inseguro. Cuidado. Dos 3 tipos de colaboradores, qual e como o empresário vai escolher permanecer ou contratar para sua empresa? Alguns diriam que o número 1 seria ideal, mas ele também possui problemas, um colaborador que vive em função da empresa não é um colaborador satisfeito por completo. Na verdade as empresas que não querem sair do mercado buscam mais. Segundo especialistas, tudo vai mudar, o conceito de inteligências múltiplas farão parte do ambiente de trabalho e revelou as 5 capacidades indispensáveis para o trabalhador nos próximos anos serão: 1 – A disciplinada: que domina ao menos uma área do conhecimento 2 – A sintetizadora: que recebe informações e as resume 3 - A criadora: Capaz de inovar e criar soluções até então desconhecidas 4 – A respeitosa: Que acolhe as diferenças 5 – A ética: Que vê o trabalho como algo solidário A grande preocupação com a inovação e versatilidade da tecnologia tende a estacionar, deixando no auge a preocupação com o social e o meio ambiente. Portanto mãos a obra, as empresas não estão em busca de um simples profissional e sim de um profissional integrado, que possua muitas qualidades operacionais, e que acima de tudo não deixe de ser HUMANO.