O Ministro da Fazenda e o Ministro do Trabalho têm boas expectativas para geração de postos de trabalho ainda em 2009
“Mais 500 mil postos de trabalho serão abertos até o fim desde ano”, disse o Ministro da Fazenda Guido Mantega.
Já para o Ministro do Trabalho Carlos Lupi, o número de vagas deve subir para 800, também até o fim deste ano.
Segundo o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), o desemprego no mês de junho comparado aos meses anteriores deste ano apresentou queda, em maio 396 mil pessoas estavam desempregadas, em junho o número caiu para 391 mil.
De acordo com o Ministro da Fazenda, a economia brasileira está se recuperando, ”a economia está aquecida, a crise já está superada no Brasil”, afirmou o Ministro.
Uma pesquisa divulgada pelo Dieese apresenta variações no número de pessoas ativas no país. Em 1998 em Belo Horizonte, 56,6% de homens trabalhavam com carteira assinada, e em abril de 2009 o número caiu para 52,8%, e as mulheres na mesma época 1998 à abril de 2009, houve um aumento, de 43,5% para 47,2% de mulheres trabalhando com carteira assinada.
Segundo a um empresa de RH de Belo Horizonte, a maior parte das contratações são de substituição ou reposição de quadro de funcionários. Disseram ainda, que para conseguir uma recolocação no mercado de trabalho, os profissionais terão que ser flexíveis, ter pensamentos de produtividade, ter controle emocional, espírito de liderança e criatividade, os atuais conceitos de emprego serão diferentes, a capacidade de inovar e o pensamento de sustentabilidade serão colocados em pauta, pois os empresários estão em busca de rentabilidade e sucesso nos negócios.