sábado, 22 de agosto de 2009

Brasil terá mais 500 mil postos de trabalho até o fim do ano

O Ministro da Fazenda e o Ministro do Trabalho têm boas expectativas para geração de postos de trabalho ainda em 2009 “Mais 500 mil postos de trabalho serão abertos até o fim desde ano”, disse o Ministro da Fazenda Guido Mantega. Já para o Ministro do Trabalho Carlos Lupi, o número de vagas deve subir para 800, também até o fim deste ano. Segundo o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), o desemprego no mês de junho comparado aos meses anteriores deste ano apresentou queda, em maio 396 mil pessoas estavam desempregadas, em junho o número caiu para 391 mil. De acordo com o Ministro da Fazenda, a economia brasileira está se recuperando, ”a economia está aquecida, a crise já está superada no Brasil”, afirmou o Ministro. Uma pesquisa divulgada pelo Dieese apresenta variações no número de pessoas ativas no país. Em 1998 em Belo Horizonte, 56,6% de homens trabalhavam com carteira assinada, e em abril de 2009 o número caiu para 52,8%, e as mulheres na mesma época 1998 à abril de 2009, houve um aumento, de 43,5% para 47,2% de mulheres trabalhando com carteira assinada.
Segundo a um empresa de RH de Belo Horizonte, a maior parte das contratações são de substituição ou reposição de quadro de funcionários. Disseram ainda, que para conseguir uma recolocação no mercado de trabalho, os profissionais terão que ser flexíveis, ter pensamentos de produtividade, ter controle emocional, espírito de liderança e criatividade, os atuais conceitos de emprego serão diferentes, a capacidade de inovar e o pensamento de sustentabilidade serão colocados em pauta, pois os empresários estão em busca de rentabilidade e sucesso nos negócios.

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Lei antifumo chega em Minas Gerais

Agora os fumantes só poderão fumar em espaços abertos ou em fumódromos
A Assembléia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou na última terça-feira, 11 de agosto, o Projeto de Lei nº 3.035/09, que proíbe o fumo em locais públicos fechados. Minas Gerais é o terceiro estado a adotar a lei no Brasil. A nova lei não tem as mesmas restrições da lei que está em vigência no estado de São Paulo, desde o dia 7 de agosto deste ano. Para os especialistas em tabagismo, esse foi o primeiro passo para a conscientização sobre as ações do cigarro no corpo humano, mas condenaram a permissão constante na lei de Minas Gerais para o uso de fumódromos, que segundo o pneumologista e membro da Comissão de Tabagismo da Associação Médica de Minas Gerais, Paulo César Rodrigues, concentram substâncias tóxicas do tabaco, prejudicando ainda mais a saúde do fumante. “Não existe sistema de ventilação que tire a substância tóxica do cigarro. Os sistemas tiram, no máximo, o cheiro de cigarro dos ambientes”, disse o especialista. De acordo com a Secretaria da Saúde de São Paulo, nos primeiros dias de vigência da lei antifumo, mais de 30 bares e restaurantes foram multados. E além dos 500 agentes de fiscalização, o governo criou um link para denuncias no site leiantifumo.sp.gov.br. Segundo Carlos Alberto Sales, 42 anos, morador de Moema São Paulo, a lei foi uma ótima proposta, “eu era fumante parei há 5 anos, e só agora percebo o quanto é incômodo fumar em locais fechados”, disse ele. Para o estudante Luiz Carlos Braga, 21anos, morador de Betim, Minas Gerais, “a proposta foi ótima, mas a população não pode deixa-la cair no esquecimento como aconteceu com a lei seca, que a fiscalização foi grande apenas no início”, disse o estudante. Já os empresários mineiros estão um pouco receosos com a proposta, pois desconfiam que a lei cause prejuízos para os estabelecimentos.