domingo, 16 de maio de 2010

Prazer em ler

A organização do evento espera a visita de mais de 250 mil pessoas

Pessoas, estantes, folhas, letras, palavras, sons, apresentações e principalmente bons livros. Todo esse mix poderá ser visto na Bienal do Livro, que será do dia 14 ao dia 23 de maio, no Expominas.
Segundo a organização do evento, a exposição desde ano tentou atender todas as faixas etárias. Serão mais 90 autores só na arena jovem. A estimativa é que o evento contabilize mais de 250 mil visitas durante os dez dias de exposição. As escolas que pretendem levar seus alunos devem entrar em contato com a organização do evento.

Uma das novidades do evento é a Goleada literária, espaço dedicado à Copa do Mundo, que oferecerá palestras sobre o tema. E também com a Bienal na Web 2.0, que neste ano contará com suporte web, com interação imediata do que acontecerá durante o evento, pelas redes virtuais de relacionamento, como blog, twitter, orkut e facebook.

Um dos objetivos é aumentar o número de leitores jovens, apresentar os novos autores e prestigiar os que já estão no mercado.

A atendente Annalú de Melo, pretende ir ao evento. “Como quero estudar letras, acho que isso é importante. Fui no ano passado e comprei cinco livros. Gostei muito, quero estar por dentro do que acontece no mundo literário”, diz.

Para a pedagoga e professora aposentada Lourdes Maciel, explica a importância da leitura. “A leitura é fundamental desde a mais tenra idade. Porque é através dela que a pessoa aprende a apreciar o belo, a sonhar e a se tornar mais criativa”, afirma. Disse ainda que a leitura  também ensina a pensar, a meditar e analisar situações.
De acordo com ela, um evento como a Bienal do Livro é um meio de incentivo à leitura. “Nesse espaço encontra-se públicos variados, desde o intelectual até o alfabetizando. O livro é um objeto que chama a atenção até para os não letrados”, diz.

Para outras informações acesse o site www.bienaldolivrominas.com.br

Fonte:Site Bienal do Livro
         Organização do Evento
         Annalú de Melo
         Lourdes Maciel
Imagem: Divulgação do evento - site bienal do livro

2010 é o ano da Biodiversidade

Ações que promovam a consciêntização da sociedade serão feitas em todo o mundo

A ONU (Organização das Nações Unidas) em assembléia geral declarou que o ano de 2010 é o ano da biodiversidade. O objetivo é criar planos ação que visem a recuperação e a preservação da biodiversidade para a garantia do bem estar do homem e para o desenvolvimento da economia de maneira sustentável.

Um estudo publicado na revista Nature de 2007, apontou diversos fatores sobre as alterações climáticas que poderiam ameaçar a biodiversidade. De acordo com o artigo, até 2050 mais de 30% dos mamíferos, anfíbios, aves, répteis, e outros invertebrados seriam extintos em seis partes do mundo.

De acordo com dados divulgados pelo Ministério do Meio Ambiente, o Brasil é o país mais rico em biodiversidade, mas já há cerca de 400 espécies ameaçadas de extinção. As principais causas são a degradação e a destruição de ambientes naturais, devido à falta de planejamento urbano, caça ilegal, poluição, desmatamentos e queimadas. E no mundo a lista dos animais ameaçados de extinção está aumentando, todos são consequências de ações feitas pelo homem.
Assembléias, seminários, e encontros nacionais e internacionais, acontecerão durante o ano em todo o mundo.
Para a bióloga Andréa Vieira, o ano da biodiversidade é extremamente  importante. ”O estudo da biodiversidade tem relação direta com a preservação das espécies como um todo. Preservar-la é de suma importância para o nosso desenvolvimento”, diz.
Segundo ela, os recursos biológicos deveriam ser explorados de maneira menos prejudicial, permitindo a harmonia entre o desenvolvimento das atividades humanas e a preservação, ou seja, a promoção do desenvolvimento sustentável.
Disse ainda, que a principal forma para que as pessoas compreendam a importância do meio ambiente é por meio da educação ambiental. “Pois é trabalhado a percepção da responsabilidade de cada um de nós. Devemos resgatar os princípios e valores essenciais para a mudança de práticas e hábitos das pessoas”, completa a biológa.
Um dos encontros mais esperados é a décima edição do COP (Conferência das Partes das Nações Unidas) sobre a diversidade biológica, que será realizada em Nayoga no Japão no mês de outubro. Durante a conferência haverá a verificação dos resultados de um plano estratégico com o objetivo de avaliar se o mundo conseguiu minimizar a perda da biodiversidade.
No mês de janeiro a cidade de Curitiba sediou a segunda Reunião de sobre Cidades e Biodiversidade, organizada pelas Nações Unidas, evento preparatório para a Conferência das Partes sobre Diversidade Biológica da ONU. Todas as discussões servirão como base para a definição dos planos ação sobre a biodiversidade no contexto urbano.

Fonte: ONU
          Bióloga: Andréa Vieira
Imagem: Divulgação do projeto

Mudança na lei de estágio beneficia estudantes

 Segundo especialista a nova lei é significativa, mas ainda pode melhorar

Como, quando e onde procurar por um estágio? Benefícios, carga horária,  férias e rescisão. A nova lei n° 11.788 de 28 de setembro de 2008 já está em vigor, e aborda estas questões.

Segundo o gerente de negócios do NUBE, Alberto Cavalheiro, explicou durante uma palestra promovida em parceria com um programa gratuito da Faculdade UNIPAC Betim, as mudanças na lei. Segundo ele,  elas foram significativas. Benefícios como bolsa auxilio, vale transporte e férias proporcionais, agora são direitos do estagiário.  A carga horária também foi estabelecida na nova lei. “São 30 horas semanais, dividas em seis horas diárias, não podendo ultrapassá-las”, explica. Disse ainda, que o estágio na vida do estudante é fundamental. “É a oportunidade de ver na prática como será a sua futura profissão”, completa.

A dúvida mais frequênte para estagiários e empregadores, são as férias. “Todo estagiário têm direito à férias. Mesmo que não tenha cumprido os 12 meses para possuir este benefício, o estagiário tem direito à férias proporcionais aos meses trabalhados”, afirma Cavalheiro.

Em relação ao mercado de trabalho e os processos seletivos, Cavalheiro aponta questões, como postura, dicção, apresentação pessoal e raciocínio. ”Cada processo seletivo é único e há uma transmissão e conhecimento entre o selecionador e o entrevistado. Nas entrevistas a exposição é grande”, diz. Afirma ainda, que a primeira impressão é realmente a que fica.

Segundo, o universitário, Fernando Luís Damasceno, apesar de já estar no mercado de trabalho, não entendia muito bem as leis sobre o estágio. “Tinha algumas dúvidas em relação as leis de estágio. Agora me senti mais contextualizado com o que está ocorrendo no mercado de trabalho”, conta. 


A cartilha com a nova lei de estágio pode ser encontrada no site www.nube.com.br.

Fontes: Alberto Cavalheiro, Gerente de Negócios NUBE
            Aluno: Fernando Luis
Imagem: Google  - Site: navisão

Incêndio causou perdas irreparáveis para o Instituto Butantan

O acervo de cobras, aranhas e escorpiões foi totalmente destruído


O incêndio aconteceu no  último sábado (15 de maio). Cobras, aranhas e escorpiões que estavam sendo observados para pesquisas, se perderam nas chamas.

O acervo do Instituto Butantan possuia mais de  77 mil animais e era considerado o maior do páis.
Segundo dados do site G1, o curador do museu Francisco Franco,  se lamentou diante da perda. “Houve uma perda total da coleção, a maior coleção de cobras do mundo e isso é uma perda para humanidade”, disse o curador  em entrevista para o site G1.

A  perda de projetos e pesquisas pode ser incalculavel com a tragédia. “É uma perda para ciência. Vários projetos de pesquisa desenvolvidos  aí,  inclusive o meu, foram perdidos, não tem como resumir em palavras, o valor histórico se perdeu hoje”, disse em entrevista  ao G1, uma aluna do mestrado do Instituto.

De acordo com o corpo de bombeiros, o fogo começou às sete e meia da manhã e só foi contido no início da tarde. O galpão chegou a ficar com mais de 1.000 graus. O fogo se alastrou rapidamente devido a quantidade de líquidos inflamáveis que o instituto pssuia, como alcool, éter  e formol.

As chamas acabaram com uma coleção que foi reunida em mais de um século em pouco mais de 10 horas.

estudantes e funcionários  que estavam num prédio ao lado do instituto ajudaram no resgate de alguns animais que sobreviveram ao incêndio.

Em nota oficial o instituto divulgou que o prédio não tinha nenhum problema relacionado as instalações eletricas que poderiam ter originado o incêndio.  O orgão também afirmou em nota, que seja feito um projeto pra recuperação do prédio. E que em razão do incendio, o instituto reabrirá para visitação na próxima semana.

Fonte: G1
Imagem: G1

VOLTEI

Para receber a Newsletter do PÁGINA OFF, mande um e-mail para: poffblog@yahoo.com.br
Envie também sugestões para melhoria do blog.
Abraços!