sexta-feira, 26 de junho de 2009

Mais de 400 pessoas contraíram o vírus H1N1 no país

"Instituições de ensino fecharam as portas essa semana por causa da doença, e a Anvisa e PF controlam a entrada de viajantes nas fronteiras do país" Aumentam os de casos de Gripe suína, no Brasil. Até sexta feira, dia 26, o Ministério da Saúde informou que já existem mais de 400 casos da doença no país. Durante a ultima semana, escolas e faculdades públicas e particulares, de algumas regiões do país, anteciparam as férias, ou suspenderam as aulas, em função de alguns alunos que se contaminaram com o vírus da doença. Com o aumento dos casos, o governo decidiu aumentar a fiscalização nas fronteiras do pais. Agora o viajante precisará de autorização para entrar no Brasil. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), intensificou a vigilância no Paraná, devido, a confirmação de cinco caos da doença. E na cidade gaúcha Uruguaiana, que faz fronteira com a Argentina, a Polícia Federal, está fiscalizando os veículos. Segundo a Avisa, na Argentina existem mais de 1.294 casos e 18 pessoas morreram. Na fronteira o Uruguai, também na região sul do país, a Anvisa foi autorizada a montar um posto de fiscalização, e de acordo com a agencia, a livre circulação de pessoas está dificultando o controle da doença. O Ministério da Saúde, divulgou o número de casos por estado no país, em primeiro lugar está o estado de São Paulo, com 217 casos, em segundo Minas Gerais, com 59, e em terceiro o Rio de Janeiro com 48 casos da doença. Segundo o a Organização Mundial de Saúde (OMS), 106 países tem casos confirmados da doença.

quarta-feira, 24 de junho de 2009

STF DERRUBOU A OBRIGATORIEDADE DO DIPLOMA PARA JORNALISMO

O Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou, a obrigatoriedade do diploma para o exercício de jornalismo, com 8 votos contra 1. Essa obrigatoriedade foi imposta por um decreto-lei de 1969. O relator do processo foi o ministro Gilmar Mendes, para ele, a exigência do diploma quebra a garantia da liberdade de expressão constante na Constituição. Para o estudante de jornalismo Lucas Mendes, da Faculdade Estácio de Sá, a formação para exercer a profissão de jornalista é muito importante, “com a queda do diploma, haverá desvalorização, desligamento com a ética e supervalorização dos interesses pessoais, além da piora da qualidade das noticias”, disse o estudante. Segundo o locutor Itamar Fernandes, com a queda do diploma, os direitos dos jornalistas ficaram prejudicados, “ então qualquer um poderá ser jornalista? Automaticamente onde entram os direitos? O Jornalista poderá receber um salário mínimo, e não terá onde recorrer?”, questionou Fernandes. O Supremo se manifestou sobre o assunto porque o sindicato das empresas de rádio e televisão do Estado de São Paulo e o Ministério Público Federal questionaram a constitucionalidade do diploma obrigatório. Concursos Segundo o ministro do STF, Ricardo Lewandowski os concursos públicos não podem mais exigir diploma específico de curso superior em jornalismo como pré-requisito para o preenchimento de cargos. Mas haverá uma exigência de compatibilidade com a área, como diploma de sociologia, história ou comunicações de forma geral. Para o presidente do Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal, Romário Schettino, os jornalistas serão fatalmente prejudicados em futuros concursos públicos. Empresas de comunicação A Rede Globo se pronunciou a favor da decisão do STF, e atesta que t~em em sua equipe profissionais de outras áreas, com capacidade e talento, mas que não se formaram na profissão. Mas segundo, a emissora, é fundamental o reconhecimento das escolas de comunicação, e que continuarão a buscar os profissionais de jornalismo. STF Segundo o ministro Gilmar Mendes, a decisão tomada, irá suscitar debates sobre a desregulamentação de outras profissões, que poderão ser exercidas sem o diploma.

Ministério do Meio Ambiente processa mais de 75 desmatadores em MT

O Ministério do Meio Ambiente, Advocacia Geral da União, e o IBAMA, através de ações civis públicas, entraram na ultima terça-feira, com processos contra mais de 75 desmatadores e madeireiros do Mato Grosso. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, as multas correspondentes de desmatamentos e venda ilegal de madeira, devem resultar em uma cobrança de mais de R$400 milhões. Cerca de 80 mil hectares de floresta foram desmatados e mais de 59 mil m³ de madeira foram vendidas ilegalmente, no estado. Por determinação do Ministério do Meio Ambiente, quem compra, vende ou beneficia madeira ilegal, será processado por crime ambiental, e em casos de condenação, serão aplicadas multas para reparar o estrago feito ao meio ambiente. Para o professor de ciências biológicas, Douglas Fernandes, a educação é a melhor medida a ser feita pelo governo. “As ações que podem ser feitas são a integração com projetos voltados para o meio ambiente e a consciêntização da sociedade, com o pensamento voltado para a natureza e a sustentabilidade do planeta”, disse ele. Segundo o Ministro Carlos Minc, essa foi a segunda remessa dos inúmeros processos que serão abertos, a primeira foi em 2008, com 100 pedidos de indiciamento, que hoje se encontram em processo de conclusão. Para o IBAMA, as ações darão continuidade ao trabalho feito pelos fiscais, pois mais da metade das advertências e multas acabavam ficando arquivadas e esquecidas.

Confirmação de dados para bolsas do PROUNI começaram

O PROUNI (Programa universidade para todos), divulgou no dia 9 as 73.415 mil nomes dos pré-selecionados as bolsas da primeira chamada do programa. A auxiliar de secretaria, Sandra Sampaio, 22 anos, foi uma das pré-selecionadas para a bolsa de 50%, no curso de Pedagogia. Segundo ela, sem a bolsa não teria condições de arcar com os custos de uma faculdade particular. Disse ainda que os critérios de seleção são justos, pois, só assim as pessoas que realmente precisam, “a oportunidade de poder fazer uma faculdade é muito importante”, disse ela. Os candidatos pré- selecionados deverão comparecer à instituição de ensino superior até o dia 19, com todos os documentos especificados no site do PROUNI, para comprovação dos dados cadastrados no inicio da inscrição. A segunda chamada estará disponível do dia 29 de junho, e o período para comprovação de dados será do dia 29 de junho à 10 de julho. A ultima chamada, terá um processo de inscrição que será no dia 20 ao dia 24 de julho, com resultado e comprovação de dados a partir do dia 28 de julho. O programa irá oferecer no segundo semestre, 91,2 mil bolsas, do total cerca de 57 mil são bolsas integrais e 33 mil são parciais.

Mostra de Cinema FESBH

O encerramento da 4ª Mostra de cinema da Faculdade Estácio de Sá (FESBH), contou com o filme “Cinema Paradiso”, 1988, de Giuseppe, causando emoção nos alunos e professores, após exibição do longa. O filme foi comentado pelo bacharel e mestre em cinema pela UFMG, professor de técnicas audiovisuais, cineasta, animador e videocompositor, Marcelo La Carreta. Segundo La Carreta, o filme trata da amizade e do amor à arte do cinema, “é um filme que nos faz a vida valer a pena”, disse o professor. O longa “Cinema Paradiso”, narra a história de Salvatori, um famoso cineasta que ao receber a noticia que Alfredo (Philippe Noiret), faleceu, memórias sobre sua infância são recordadas, causando um especial em torno do cinema. O filme possui duas versões, a primeira, segundo La Careta, foi um fracasso tem mais de duas horas meia de duração, e a apresentada na FESBH, ganhou vários prêmios como por exemplo o Oscar de melhor filme estrangeiro, que foi seu ultimo prémio em 1990. Para La Carreta, “Cinema Paradiso”, cria um universo em torno dos personagens que de que está assistindo ao filme. “ Os personagens são fantásticos, a notalgia, a idéia de como as coisas que fazem parte da vida aquela cidade são apresentadas, a idéia da partida e do retorno, mostrado a mudança é fantástica”, comentou La Carreta. A mostra de cinema da FESBH, apresentou 6 filmes e 6 comentaristas, durante os 3 dias do evento. De acordo com a FESBH, na há data marcada para a 5ª mostra.

Dia mundial sem tabaco foi comemorado com passeatas em mais de 10 paises

"O objetivo das campanhas é conscientizar a população e reduzir os casos de câncer" A comemoração do dia mundial sem tabaco, foi promovida pelo programa de controle do tabagismo e outros fatores com risco de câncer, em parceria com o Ministério da saúde e secretaria de saúde do Distrito Federal, no dia 31 de maio, em Brasilia. O tema escolhido, pela organização mundial da saúde, para estampar a campanha deste ano foi “MOSTRE A VERDADE. ADVERTÊNCIAS SANITÁRIAS SALVAM VIDAS”. De acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer), dos 1,25 bilhões de fumantes no mundo, mais de 30 milhões são brasileiros, cerca de 16% da população. Segundo o instituto, o cigarro é responsável por mais de 90% dos casos de câncer. Pesquisas feitas pelo INCA, apontaram que campanhas anti-tabagistas que estão presentes na mídia e principalmente nas embalagens de cigarros, tem como objetivo, salvar parte dos 175 milhões de pessoas que morrerão com o uso contínuo do cigarro até 2030. O programa de controle do tabagismo, irá capacitar os profissionais da saúde e da educação, para atingir toda a população, com as campanhas educativas, visando mostrar os verdadeiros fatores de risco do uso do cigarro, para os fumantes ativos e passivos, prevendo a redução do índice de fatores de risco de câncer. As campanhas serão contínuas durante o ano, e no dia 29 de agosto será comemorado o dia nacional do combate ao fumo, com o objetivo de reforçar sobre os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco. O tema da campanha será “AMBIENTES 100% LIVRES DE FUMO: UM DIREITO DE TODOS”. De acordo com especialistas, os riscos para quem respira tabaco diariamente é real, o tabagismo passivo é a terceira causa de morte evitável no mundo. Para alguns médicos, as campanhas ás vezes, exageradas anti-tabagistas, são necessárias para obter maior impacto, e salvar vidas

EQUOTERAPIA: UM NOVO TRATAMENTO

A Equoterapia (método terapêutico que utiliza cavalos na ajuda do tratamento de crianças e adultos com deficiências físicas e mentais) está sendo utilizada pela PMMG (Polícia Militar de Minas Gerais). O CERCAT (Centro de Equoterapia do Regimento de Cavalaria Alferes Tiradentes) da Polícia Militar Belo Horizonte em parceria com a Fhemig (Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais) é o único centro de equoterapia da Região Metropolitana de Belo Horizonte. O projeto atende cerca de 220 pessoas e mais de 300 estão aguardando na fila. Segundo informações da Assessoria de Comunicação da Policia Militar, a Equoterapia é um projeto muito gratificante para a corporação. Os cavalos utilizados são os mais dóceis e mais velhos da cavalaria. A ANDE (Associação Nacional de Equoterapia), fundada em maio de 1989 em Brasília por um grupo de pessoas ligadas a equitação e por iniciativa do oficial de cavalaria do Exército Cel Lélio de Castro Cirillo. Segundo Vera Horne, da Coordenação de Centros e Filiação da ANDE, a ampliação do tratamento no Brasil dependerá de investimento na formação dos profissionais que integrarão as equipes e centros de equoterapia para a realização do tratamento. “Atualmente, não há nenhum tipo de suporte dos órgãos governamentais da saúde ou da educação, a não ser em alguns lugares, estando restritos a secretarias municipais ou prefeituras, que compreendem a importância de prestar este atendimento à população”, disse Horne. De acordo com os dados da ANDE (Associação Nacional de Equoterapia), o tratamento pode apresentar uma grande melhora na situação física e mental dos pacientes. Para ser atendido pelo projeto, o interessado deverá ter mais de três anos e ser portador de deficiência. As inscrições são realizadas na rua Platina, nº 580, bairro Prado em Belo Horizonte, informações pelo telefone (031)2123-9553.

Brasil forma cada vez menos professores

"O desprestigio da profissão e a falta de condição para arcar com o curso são os principais motivos para a falta dos profissionais" Governo lançou na ultima semana, planos para estimular a formação de professores do ensino básico e médio em todo o país. Os números de estudantes que optam pela licenciatura estão caindo cada vez mais no país, de acordo com o Censo da Educação Superior, divulgado pelo MEC (Ministério da Educação). Segundo a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação), para ministrar aulas do ensino médio e das séries finais do ensino fundamental é exigida a formação em nível superior, em cursos de licenciatura. Em 2007 a queda foi de mais de 3,3 mil pessoas não optaram pela licenciatura, cerca de 10% a menos em relação aos anos de 2005 e 2006. O Censo mostra que as maiores quedas foram nos cursos de geografia (-9%), letras(-10%), química (-7%) e filosofia (-5%). Segundo, a profissional da educação e pós graduada em psicopedagogia, Arjelina Luzia Ribeiro, a piora da qualidade da educação e a má remuneração não incentiva a carreira do magistério. De acordo com ela os jovens ficam em dúvida entre a vocação e o mercado de trabalho, “ganhar dinheiro é tão importante quanto fazer o que gostam”, disse ela. “Mesmo com todas as dificuldades e o atual desprestigio da profissão, é prazeroso ensinar, somos ricos em cultura, e herdeiros de todas as raças, acredito na educação e no potencial da profissão”, afirmou a psicopedagoga. Uma pesquisa feita pelo MEC, constatou que existem 300 mil pessoas ministrando aulas em todo o Brasil, sem a formação de licenciatura. Exemplo: engenheiro mecânico trabalha como professor de matemática ou física. Para tentar reverter o quadro, o governo lançou no dia 28 de maio, o plano nacional para formação de professores, onde serão oferecidas em 90 universidades públicas mais de 300 mil vagas extras para formar professores que já atuam como docentes e não possuem licenciatura. E para estimular os jovens universitários para a graduação em licenciatura, uma lei foi assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na ultima semana, visando uma reforma no Fundo de Financiamento do Ensino Superior (Fies), onde os estudantes do ensino privado que não têm condições de arcar integralmente com os custos de sua formação, poderão financiar até 100% do curso e pagar o financiamento trabalhando em escolas públicas. Para cada um mês trabalhado, 1% da dívida será abatida. "Em 8 anos e 4 meses, sem tirar R$ 1 do bolso, o estudante vai ter pagado todo o financiamento", disse o ministro da Educação, Fernando Haddad, em entrevista para o site da UOL. A lei também se estenderá para os estudantes de medicina, que poderão pagar a dívida trabalhando em hospitais públicos em áreas onde o profissional está em falta.