3 – O “P S”(Puxa Saco): Tenta realizar suas obrigações, mas saber o que seu superior está fazendo é mais importante. Tem dúvidas, mas se preocupa mais em “puxar saco”, do que aprender. Uma das características do típico “P S” é falar demais e achar que é super amigo do “chefe”. Eles sempre têm algo para te contar sobre alguma coisa ou alguém. Às vezes fazem o papel do “jornalzinho institucional particular”, que não tem nada de institucional e intrigas e fofocas, mas sempre com um interesse por trás, tudo isso para ganhar a confiança do superior e garantir a permanência na empresa, mas com restrições até o dia que o superior permanecer na empresa, ou se ele for rápido já pode ganhar a confiança do novo superior, isso se ele gostar de um “P S”. é extremamente inseguro. Cuidado.
Dos 3 tipos de colaboradores, qual e como o empresário vai escolher permanecer ou contratar para sua empresa? Alguns diriam que o número 1 seria ideal, mas ele também possui problemas, um colaborador que vive em função da empresa não é um colaborador satisfeito por completo.
Na verdade as empresas que não querem sair do mercado buscam mais. Segundo especialistas, tudo vai mudar, o conceito de inteligências múltiplas farão parte do ambiente de trabalho e revelou as 5 capacidades indispensáveis para o trabalhador nos próximos anos serão:
1 – A disciplinada: que domina ao menos uma área do conhecimento
2 – A sintetizadora: que recebe informações e as resume
3 - A criadora: Capaz de inovar e criar soluções até então desconhecidas
4 – A respeitosa: Que acolhe as diferenças
5 – A ética: Que vê o trabalho como algo solidário
A grande preocupação com a inovação e versatilidade da tecnologia tende a estacionar, deixando no auge a preocupação com o social e o meio ambiente.
Portanto mãos a obra, as empresas não estão em busca de um simples profissional e sim de um profissional integrado, que possua muitas qualidades operacionais, e que acima de tudo não deixe de ser HUMANO.
terça-feira, 14 de julho de 2009
Competência X Influência X “P S”
Empresas que possuem um quadro de colaboradores fora do padrão exigido pelo novo modelo de mercado, desapareceram dentro de 5 anos.
Atualmente existem 3 principais tipos de colaboradores dentro das empresas:
1 – O competente: Realiza todas as funções com agilidade e praticidade, sempre tem algo que diz que pode ser feito melhor, é o possuidor das idéias, e está disposto ajudar a todos dentro do possível. Mas tem um defeito, às vezes vive em função da empresa.
2 – O influente: Vive do que fez no passado, quando era um colaborador competente, e hoje usa o que fez para se manter. É inseguro e quando tem algum superior por perto agiliza todo o trabalho.
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2 comentários:
Otima abordagem! Deste modo o mercado tende a mudar mesmo, pois profissionais "ps" estão em maioria.Me alegra saber que a diciplina e a competência assumirão o lugar.
Ei Ariane...que bom ler um texto como esse e poder avaliar melhor sobre os tipos de profissionais no mercado atual. Que boa iniciativa...continue seu blog...é um excelente exercício de construção de texto para sua formação e contribuição para o aprendizado de tantas pessoas.
Parabéns pela iniciativa.
Um bjo
Anete
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