quarta-feira, 24 de junho de 2009
Dia mundial sem tabaco foi comemorado com passeatas em mais de 10 paises
"O objetivo das campanhas é conscientizar a população e reduzir os casos de câncer"
A comemoração do dia mundial sem tabaco, foi promovida pelo programa de controle do tabagismo e outros fatores com risco de câncer, em parceria com o Ministério da saúde e secretaria de saúde do Distrito Federal, no dia 31 de maio, em Brasilia. O tema escolhido, pela organização mundial da saúde, para estampar a campanha deste ano foi “MOSTRE A VERDADE. ADVERTÊNCIAS SANITÁRIAS SALVAM VIDAS”.
De acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer), dos 1,25 bilhões de fumantes no mundo, mais de 30 milhões são brasileiros, cerca de 16% da população. Segundo o instituto, o cigarro é responsável por mais de 90% dos casos de câncer.
Pesquisas feitas pelo INCA, apontaram que campanhas anti-tabagistas que estão presentes na mídia e principalmente nas embalagens de cigarros, tem como objetivo, salvar parte dos 175 milhões de pessoas que morrerão com o uso contínuo do cigarro até 2030.
O programa de controle do tabagismo, irá capacitar os profissionais da saúde e da educação, para atingir toda a população, com as campanhas educativas, visando mostrar os verdadeiros fatores de risco do uso do cigarro, para os fumantes ativos e passivos, prevendo a redução do índice de fatores de risco de câncer.
As campanhas serão contínuas durante o ano, e no dia 29 de agosto será comemorado o dia nacional do combate ao fumo, com o objetivo de reforçar sobre os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco. O tema da campanha será “AMBIENTES 100% LIVRES DE FUMO: UM DIREITO DE TODOS”.
De acordo com especialistas, os riscos para quem respira tabaco diariamente é real, o tabagismo passivo é a terceira causa de morte evitável no mundo.
Para alguns médicos, as campanhas ás vezes, exageradas anti-tabagistas, são necessárias para obter maior impacto, e salvar vidas
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário