quarta-feira, 24 de junho de 2009
EQUOTERAPIA: UM NOVO TRATAMENTO
A Equoterapia (método terapêutico que utiliza cavalos na ajuda do tratamento de crianças e adultos com deficiências físicas e mentais) está sendo utilizada pela PMMG (Polícia Militar de Minas Gerais).
O CERCAT (Centro de Equoterapia do Regimento de Cavalaria Alferes Tiradentes) da Polícia Militar Belo Horizonte em parceria com a Fhemig (Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais) é o único centro de equoterapia da Região Metropolitana de Belo Horizonte. O projeto atende cerca de 220 pessoas e mais de 300 estão aguardando na fila.
Segundo informações da Assessoria de Comunicação da Policia Militar, a Equoterapia é um projeto muito gratificante para a corporação. Os cavalos utilizados são os mais dóceis e mais velhos da cavalaria.
A ANDE (Associação Nacional de Equoterapia), fundada em maio de 1989 em Brasília por um grupo de pessoas ligadas a equitação e por iniciativa do oficial de cavalaria do Exército Cel Lélio de Castro Cirillo.
Segundo Vera Horne, da Coordenação de Centros e Filiação da ANDE, a ampliação do tratamento no Brasil dependerá de investimento na formação dos profissionais que integrarão as equipes e centros de equoterapia para a realização do tratamento. “Atualmente, não há nenhum tipo de suporte dos órgãos governamentais da saúde ou da educação, a não ser em alguns lugares, estando restritos a secretarias municipais ou prefeituras, que compreendem a importância de prestar este atendimento à população”, disse Horne.
De acordo com os dados da ANDE (Associação Nacional de Equoterapia), o tratamento pode apresentar uma grande melhora na situação física e mental dos pacientes.
Para ser atendido pelo projeto, o interessado deverá ter mais de três anos e ser portador de deficiência. As inscrições são realizadas na rua Platina, nº 580, bairro Prado em Belo Horizonte, informações pelo telefone (031)2123-9553.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário