domingo, 16 de maio de 2010

2010 é o ano da Biodiversidade

Ações que promovam a consciêntização da sociedade serão feitas em todo o mundo

A ONU (Organização das Nações Unidas) em assembléia geral declarou que o ano de 2010 é o ano da biodiversidade. O objetivo é criar planos ação que visem a recuperação e a preservação da biodiversidade para a garantia do bem estar do homem e para o desenvolvimento da economia de maneira sustentável.

Um estudo publicado na revista Nature de 2007, apontou diversos fatores sobre as alterações climáticas que poderiam ameaçar a biodiversidade. De acordo com o artigo, até 2050 mais de 30% dos mamíferos, anfíbios, aves, répteis, e outros invertebrados seriam extintos em seis partes do mundo.

De acordo com dados divulgados pelo Ministério do Meio Ambiente, o Brasil é o país mais rico em biodiversidade, mas já há cerca de 400 espécies ameaçadas de extinção. As principais causas são a degradação e a destruição de ambientes naturais, devido à falta de planejamento urbano, caça ilegal, poluição, desmatamentos e queimadas. E no mundo a lista dos animais ameaçados de extinção está aumentando, todos são consequências de ações feitas pelo homem.
Assembléias, seminários, e encontros nacionais e internacionais, acontecerão durante o ano em todo o mundo.
Para a bióloga Andréa Vieira, o ano da biodiversidade é extremamente  importante. ”O estudo da biodiversidade tem relação direta com a preservação das espécies como um todo. Preservar-la é de suma importância para o nosso desenvolvimento”, diz.
Segundo ela, os recursos biológicos deveriam ser explorados de maneira menos prejudicial, permitindo a harmonia entre o desenvolvimento das atividades humanas e a preservação, ou seja, a promoção do desenvolvimento sustentável.
Disse ainda, que a principal forma para que as pessoas compreendam a importância do meio ambiente é por meio da educação ambiental. “Pois é trabalhado a percepção da responsabilidade de cada um de nós. Devemos resgatar os princípios e valores essenciais para a mudança de práticas e hábitos das pessoas”, completa a biológa.
Um dos encontros mais esperados é a décima edição do COP (Conferência das Partes das Nações Unidas) sobre a diversidade biológica, que será realizada em Nayoga no Japão no mês de outubro. Durante a conferência haverá a verificação dos resultados de um plano estratégico com o objetivo de avaliar se o mundo conseguiu minimizar a perda da biodiversidade.
No mês de janeiro a cidade de Curitiba sediou a segunda Reunião de sobre Cidades e Biodiversidade, organizada pelas Nações Unidas, evento preparatório para a Conferência das Partes sobre Diversidade Biológica da ONU. Todas as discussões servirão como base para a definição dos planos ação sobre a biodiversidade no contexto urbano.

Fonte: ONU
          Bióloga: Andréa Vieira
Imagem: Divulgação do projeto