domingo, 16 de maio de 2010

Incêndio causou perdas irreparáveis para o Instituto Butantan

O acervo de cobras, aranhas e escorpiões foi totalmente destruído


O incêndio aconteceu no  último sábado (15 de maio). Cobras, aranhas e escorpiões que estavam sendo observados para pesquisas, se perderam nas chamas.

O acervo do Instituto Butantan possuia mais de  77 mil animais e era considerado o maior do páis.
Segundo dados do site G1, o curador do museu Francisco Franco,  se lamentou diante da perda. “Houve uma perda total da coleção, a maior coleção de cobras do mundo e isso é uma perda para humanidade”, disse o curador  em entrevista para o site G1.

A  perda de projetos e pesquisas pode ser incalculavel com a tragédia. “É uma perda para ciência. Vários projetos de pesquisa desenvolvidos  aí,  inclusive o meu, foram perdidos, não tem como resumir em palavras, o valor histórico se perdeu hoje”, disse em entrevista  ao G1, uma aluna do mestrado do Instituto.

De acordo com o corpo de bombeiros, o fogo começou às sete e meia da manhã e só foi contido no início da tarde. O galpão chegou a ficar com mais de 1.000 graus. O fogo se alastrou rapidamente devido a quantidade de líquidos inflamáveis que o instituto pssuia, como alcool, éter  e formol.

As chamas acabaram com uma coleção que foi reunida em mais de um século em pouco mais de 10 horas.

estudantes e funcionários  que estavam num prédio ao lado do instituto ajudaram no resgate de alguns animais que sobreviveram ao incêndio.

Em nota oficial o instituto divulgou que o prédio não tinha nenhum problema relacionado as instalações eletricas que poderiam ter originado o incêndio.  O orgão também afirmou em nota, que seja feito um projeto pra recuperação do prédio. E que em razão do incendio, o instituto reabrirá para visitação na próxima semana.

Fonte: G1
Imagem: G1