domingo, 16 de maio de 2010

Mudança na lei de estágio beneficia estudantes

 Segundo especialista a nova lei é significativa, mas ainda pode melhorar

Como, quando e onde procurar por um estágio? Benefícios, carga horária,  férias e rescisão. A nova lei n° 11.788 de 28 de setembro de 2008 já está em vigor, e aborda estas questões.

Segundo o gerente de negócios do NUBE, Alberto Cavalheiro, explicou durante uma palestra promovida em parceria com um programa gratuito da Faculdade UNIPAC Betim, as mudanças na lei. Segundo ele,  elas foram significativas. Benefícios como bolsa auxilio, vale transporte e férias proporcionais, agora são direitos do estagiário.  A carga horária também foi estabelecida na nova lei. “São 30 horas semanais, dividas em seis horas diárias, não podendo ultrapassá-las”, explica. Disse ainda, que o estágio na vida do estudante é fundamental. “É a oportunidade de ver na prática como será a sua futura profissão”, completa.

A dúvida mais frequênte para estagiários e empregadores, são as férias. “Todo estagiário têm direito à férias. Mesmo que não tenha cumprido os 12 meses para possuir este benefício, o estagiário tem direito à férias proporcionais aos meses trabalhados”, afirma Cavalheiro.

Em relação ao mercado de trabalho e os processos seletivos, Cavalheiro aponta questões, como postura, dicção, apresentação pessoal e raciocínio. ”Cada processo seletivo é único e há uma transmissão e conhecimento entre o selecionador e o entrevistado. Nas entrevistas a exposição é grande”, diz. Afirma ainda, que a primeira impressão é realmente a que fica.

Segundo, o universitário, Fernando Luís Damasceno, apesar de já estar no mercado de trabalho, não entendia muito bem as leis sobre o estágio. “Tinha algumas dúvidas em relação as leis de estágio. Agora me senti mais contextualizado com o que está ocorrendo no mercado de trabalho”, conta. 


A cartilha com a nova lei de estágio pode ser encontrada no site www.nube.com.br.

Fontes: Alberto Cavalheiro, Gerente de Negócios NUBE
            Aluno: Fernando Luis
Imagem: Google  - Site: navisão